No Dia Internacional do Whisky, 17 de Maio, e até dia 24, a James Martin’s vai leiloar a garrafa nº 1 da sua edição limitada de 498 exemplares, feita em exclusivo para o mercado português, o whisky James Martin’s 44 anos.
O leilão online será realizado pela leiloeira do Palácio do Correio Velho, e a verba arrecadada será entregue a uma associação, uma tanoaria familiar em Esmoriz, que há três gerações garante que as barricas de whisky estejam no ponto óptimo para a bebida envelhecer em todo o esplendor.
Com mais de 100 anos de existência, a Tanoaria Josafer, em Esmoriz, ainda está em produção, reparando 6000 barricas por ano e exportando 97% da sua produção para o mercado do whisky. Para Filipe Fernandes, tanoeiro de 3ª geração, é uma honra perpetuar o legado e as tradições que permitem a um grande whisky envelhecer nas melhores condições, prolongando-lhe a longevidade sem perda de qualidades.
É esse savoir-faire artesanal que a James Martin’s faz questão de homenagear e preservar. Este blended malt único de 44 anos é um lançamento exclusivo de Portugal. Envelhecido numa combinação de barris de bourbon e de xerez Oloroso, o stock foi escolhido a dedo para engarrafamento pelo aclamado Master Distiller da Casa, Dr. Bill Lumsden, a partir dos stocks mais antigos de James Martin. Esta criação traz uma profundidade e riqueza inigualáveis ao carácter marcado deste whisky, com notas de alperce e laranja, especiarias intensas, ‘toffee’ e tâmaras.
Criado a partir de alguns dos últimos ‘stocks’ da marca da década de 1980, esta edição limitada intensifica o sabor suave e rico do ‘blend’. O James Martin’s 44 anos foi lançado oficialmente em 2024, marcando o início de uma viagem exclusiva de quatro anos.. Esta coleção única será composta por quatro lotes individualmente numerados e identificáveis, cada um lançado anualmente para formar uma série distinta de Blended Malt Scotch whiskies, com uma profunda ligação a Portugal.
Todos os anos será lançado um número limitado de garrafas numeradas individualmente, o que torna esta série altamente exclusiva. O blended malt manter-se-á consistente ao longo de toda a série, assegurando um carácter harmonioso e reconhecível a toda a coleção.
Quase 150 anos após a fundação do whisky escocês James Martin’s, a marca apresenta o James Martin’s 44 Years Old – o ‘blend’ mais antigo de sempre, produzido inteiramente a partir de whiskies de malte único. Um dos grandes nomes históricos do whisky escocês, a casa James Martin’s foi fundada em 1878 e rapidamente caiu nas graças dos críticos, da Realeza e dos colecionadores.