Um dos produtos de excelência do Douro, o Tomate Coração de Boi, terá durante um dia de agosto o seu epicentro naquele que é dos cenários maiores que permite apreciar – e viver – a paisagem da região e, no seguimento, experimentar o que de melhor ela tem para oferecer: o The Wine House Hotel – Quinta da Pacheca, localizada no distrito de Lamego, mas com a Régua ali ao pé.
A 10.ª edição da festa e concurso do Tomate Coração de Boi do Douro (TCBD) assenta, assim, arraiais a 29 de agosto no complexo de cinco estrelas que recebeu há semanas a sua primeira Chave Michelin.
Organizado desde 2016 pela Greengrape (empresa especializada na promoção gastronómica, vitivinícola, turística e cultural), o evento que serve de vitrina ao TCBD dá assim continuidade à itinerância da valorização de um dos produtos autóctones mais conhecidos. Prova provada em como um fruto da terra consegue agregar, além de valor económico, mais-valias socioculturais, as quais contribuem para a coesão e desenvolvimento regionais.
“Nas unidades enoturísticas onde está implantada, em vários pontos do País, o Pacheca Group procura refletir na sua atividade diária a paixão pelo que é genuinamente tradicional, autêntico e identitário de cada região, sobretudo aquilo que de melhor a terra nos dá. Daí acolhermos com muita honra, na paisagem espetacular da Pacheca, mais esta iniciativa”, sublinha a administração da Quinta da Pacheca.
Depois do dia inicial, a festa que celebra este fruto da terra transita, no seguinte (30), para a aldeia de Arroios. Dia em que decorre a Festa do Tomate à Capella, no bonito largo da Capela de Arroios. E há ainda o Mês do Tomate à Mesa dos restaurantes, em que participam as unidades do Wine House Hotel, da Quinta da Pacheca, e, também, o restaurante Panorâmico, da Quinta de São José do Barrilário, em Armamar. Que são somente dois dos 24 espaços de restauração duriense que integram a iniciativa.