No próximo dia 3 de outubro, o Brisa do Mar abre portas para um jantar especial em parceria com a Herdade do Sobroso. Com o oceano Atlântico como cenário de fundo, a chef Zélia Santos promete um encontro de sabores e saberes do Alentejo e da Madeira no restaurante sazonal do Reid’s Palace, com um menu exclusivo de inspiração regional, acompanhado pelos vinhos daquela quintaalentejana.
“Este evento pretende criar uma fusão perfeita entre duas regiões do nosso país que são bastante ricas gastronomicamente, acompanhada por vinhos que têm um percurso e história igualmente de enorme profundidade”, explica Zélia Santos, que inaugurou o restaurante Brisa do Mar em 2024, tornando-se na primeira chef mulher a liderar uma cozinha daquele icónico hotel do Funchal.
Localizado num terraço com vista privilegiada sobre o oceano, o Brisa do Mar combina a autenticidade da gastronomia portuguesa com a frescura dos ingredientes locais madeirenses, aliando um toque de modernidade à recuperação de técnicas mais antigas de confeção existentes na ilha. A ode à história e à tradição têm sido um fio condutor basilar das propostas deste restaurante al fresco, que no encerramento da sua segunda temporada convida, pela primeira vez, um parceiro de outra região para trazer esses mesmos valores através dos seus vinhos. Com 1600 hectares de terras de cultivo, montado, floresta e vinha, a Herdade do Sobroso, situada na Vidigueira, é a convidada de honra do próximo dia 3 de outubro.
Cada garrafa de vinho da Herdade do Sobroso encerra mais de 2000 anos de história e tradição: já no tempo em que os romanos povoavam a então denominada ‘Vitigéria’, que significa “Terra do Vinho”, região alentejana onde se insere esta quinta alentejana, se produzia vinho junto ao Rio Guadiana. Intensos e elegantes, de grande complexidade aromática, frescura e mineralidade, os vinhos que serão levados à mesa do Brisa do Mar resultam do respeito pela natureza e do terroir único da Herdade do Sobroso.
O evento “Brisa do Mar recebe a Herdade do Sobroso” começa pelas 18h30 e apresentará um menu de quatro momentos, onde a chef Zélia Santos adapta alguns dos seus pratos mais icónicos aos sabores alentejanos. Tanto a Sopa de peixe com beldroegas, quanto o Pato com Migas decuscos e cogumelos são dois exemplos desta simbiose das regiões.