No dia 10 de setembro celebrou-se a fundação da Real Companhia Velha, a mais antiga empresa portuguesa, que este ano comemora 269 anos de atividade ininterrupta. Há dois anos, por esta ocasião, a Companhia lançou o seu primeiro vinho do Porto Tawny 50 Anos. Voltou, este ano, a comemorar a efeméride com novos lançamentos, ambos com origem no identitário terroir da Quinta das Carvalhas. Falamos da estreia do Quinta das Carvalhas Porto Tawny 80 Anos, sob a designação The Impressionist, e do segundo lote do 50 Anos, agora com a designação Edition 225 – número que alude à 2.º edição, tando sido lançada em (20)25 – numa ótica de vinhos do Porto antigos de ‘Coleção’.
Com séculos de história, mas inquieta por natureza e com inputs das novas gerações, a Companhia inova e é pioneira nesta política de lançar edições limitadas e distintas nas categorias de vinhos do Porto Tawny acima de 40 anos – ou seja, 50 e 80 anos –, por assumir que são lotes irrepetíveis pela raridade das suas componentes, com origem no vasto espólio de vinhos do Porto velhos da Quinta das Carvalhas, envelhecidos em Vila Nova de Gaia.
Vinhos do Porto singulares criados por Pedro Silva Reis, presidente e mestre provador da Real Companhia Velha, à qual se dedica há mais de 40 anos, em estreita colaboração com o seu filho mais novo, Tiago Silva Reis, na empresa desde 2022 e que se iniciou na arte do Vinho do Porto, e com o diretor de enologia Jorge Moreira.
Mestre e pupilo, unidos na criação de vinhos com “intuição e sabedoria” e que seguem o estilo muito próprio da Real Companhia Velha, como afirma Pedro Silva Reis: “Velhice com agradabilidade. Procuramos o carácter da idade, mas com jovialidade e elegância.”.
De 1759, a Quinta das Carvalhas é uma das cinco propriedades da Real Companhia Velha. Localizada numa posição privilegiada, na margem esquerda do rio Douro, em frente à vila do Pinhão, em pleno coração do Alto Douro Vinhateiro, é uma das mais emblemáticas da região e cujo encepamento representa uma das mais ricas e variadas coleções ampelográficas de castas durienses. Na década de 2000 iniciou-se um considerável trabalho de reconversão de vinhas, orientado para uma viticultura sustentável, onde foram preservadas as parcelas de Vinhas Velhas, algumas quase centenárias.
Quinta das Carvalhas Porto Tawny 80 Anos – The Impressionist // 1.ª Edição da Coleção
Limitada a 695 garrafas, a primeira edição da Coleção Quinta das Carvalhas Porto Tawny 80 Anos é elaborada a partir de vinhos do Porto que remontam ao final do século XIX e início do século XX. Denominada The Impressionist, esta edição inspira-se na analogia entre as características deste movimento artístico e a extraordinária profundidade e contraste que largas décadas de envelhecimento em cascos de carvalho proporcionam ao Vinho do Porto.
O Quinta das Carvalhas Porto Tawny 80 Anos – The Impressionist é feito a partir de um blend de quatro Vinhos do Porto de enorme singularidade e raridade. Profundamente generoso, concentrado e complexo, mas de um equilíbrio notável, resulta de um exercício de blending de elevada precisão. O excecional carácter deste lote resulta da excelência dos vinhos do Porto selecionados, do prolongado envelhecimento nos melhores cascos de carvalho e do meticuloso cuidado que os mestres de cave da Real Companhia Velha lhes dedicaram ao longo do tempo.
De cor âmbar, acentuada com laivos esverdeados, o aroma revela-se muito intenso e de enorme complexidade, com notas de frutos secos, laranja desidratada, especiarias, madeira exótica e um toque de verniz. Na boca, é muito generoso e sedoso com uma doçura profunda, mas perfeitamente equilibrada por uma acidez vibrante. Apesar de uma grande concentração e um final longo e extraordinariamente persistente, este Tawny prima pela elegância.
PVP Recomendado: €1.200,00 (695 garrafas)