De 1759, a Quinta das Carvalhas é uma das cinco propriedades da Real Companhia Velha. Localizada numa posição privilegiada, na margem esquerda do rio Douro, em frente à vila do Pinhão, em pleno coração da Região Demarcada, é uma das mais emblemáticas do Douro: pela sua grandiosidade, vinho e também pelo encepamento, que representa uma das mais ricas e variadas coleções ampelográficas de castas durienses. É lá, no topo da colina, a cerca de 500 metros de altitude e com uma deslumbrante vista panorâmica de 360º, que se encontra a enigmática Casa Redonda. Um espaço que surpreende pela originalidade da sua arquitetura e que agora se abre ao público para almoços enogastronómicos e didáticos, sem fugir à génese tradicional duriense e familiar. Experiências únicas, combinando o charme rústico do vale do Douro, com uma atmosfera de conforto e bem-estar.
Sob o mote “À Mesa na Casa Redonda – Quinta das Carvalhas Pop-up”, a Real Companhia Velha dá o pontapé de saída para estes momentos de enoturismo, em que vinho e comida se juntam à mesa. Muito mais do que um almoço, pretende-se uma viagem pelos sentidos da autenticidade do Douro. Com estes eventos, a Real Companhia Velha homenageia a alma da região, através da sua gastronomia tradicional, feita com ingredientes locais e histórias que se contam à mesa. Os menus são de cinco momentos e seis vinhos (entre Douro e Porto), com destaque maior para um em cada almoço.
Em tempo de vindimas e em jeito de eventos pop-up, há um calendário de quatro datas e temas:
25 setembro – A Base / Raízes & Génese: Num regresso às origens, à mesa surgem sabores que definem a identidade gastronómica do Douro. Simples, genuínos e cheios de carácter, em perfeita harmonia com vinhos da Quinta das Carvalhas.
04 outubro – A Terra / Fumeiro & Rusticidade: Os aromas intensos e reconfortantes da terra, o fumeiro e a rusticidade dos sabores de sempre, unidos à elegância dos nossos vinhos.
09 outubro – A Água / Bacalhau & Tradição: O bacalhau é emblema da cozinha portuguesa e tem tradição como alimento de vindima, lado a lado com vinhos que primam pela frescura.
18 outubro – O Fogo / Celebração & Ritual: A chama que aquece e reúne, o fogo é símbolo de ritual e celebração, intensificado pela profundidade do Quinta das Carvalhas.
O programa destes eventos tem início às 11h30, com chegada à Quinta das Carvalhas e welcome drink na sala de provas, seguido de uma visita, em jeito de shuttle sightseeing tour. O almoço é servido às 13h00 e às 14h30 há um momento especial: abertura a fogo de um vinho do Porto Vintage, da coleção privada da família Silva Reis. O evento não termina sem um momento de “Cultura & Porto”, com atuação musical do en(canta)dor Álvaro Martinho, diretor de viticultura da Quinta das Carvalhas; exposição de artes plásticas; um momento literário ou outro, a revelar-se a cada evento.
Com o enoturismo a funcionar durante todo o ano, com visitas e provas de vinhos de tipologias diversas, assim como uma loja de vinhos, esta oportunidade é um plus. Uma experiência singular, num espaço muito exclusivo e intimista. Em mesa partilhada e em formato de open kitchen, o conceito de partilha, numa casa duriense. Na Casa Redonda, os clientes vão desfrutar de uma experiência familiar e tradicional. Com capacidade para 40 lugares, cada momento tem o valor de €130,00 por pessoa, sendo a inscrição prévia e obrigatória. A compra é feita online, em Last2Ticket, sendo ainda possível o contacto direto com a Quinta das Carvalhas, através de carvalhas@realcompanhiavelha.pt ou 254 738 050.