Esta quarta-feira, o Forte de São João Batista, na Foz do Douro, recebeu a entrega dos prémios Best Of Wine Tourism 2026 da região do Porto, Douro e Vinhos Verdes, uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal do Porto no âmbito da rede internacional Great Wine Capitals, que anualmente distingue os melhores projetos de enoturismo, em diferentes categorias como a sustentabilidade, a gastronomia, a arte e a inovação.
No âmbito da rede internacional Great Wine Capitals, o Município do Porto anunciou esta quarta-feira os vencedores regionais do Best Of Wine Tourism 2026, a prestigiada competição internacional que, todos os anos, distingue a excelência e a inovação no enoturismo, premiando as experiências mais autênticas e diferenciadoras, reconhecendo as entidades que se destacam pela qualidade da sua oferta.
Representando as regiões do Porto, Douro e Vinhos Verdes, a Câmara Municipal do Porto posiciona estes territórios como destinos de referência a nível internacional, enaltecendo a tradição vitivinícola, a cultura regional e o espírito inovador. A 24ª edição do Best Of Wine Tourism destacou promotores de enoturismo capazes de aliar a tradição e a inovação, a autenticidade e a criatividade, a sustentabilidade e a qualidade nas suas infraestruturas e serviços, mas também no impacto da sua atividade na região e na comunidade envolventes. Das 83 candidaturas, o júri local, constituído por nove especialistas, apurou sete vencedores regionais e atribuiu nove menções honrosas.
Os prémios regionais foram atribuídos em diferentes categorias – Alojamento; Arquitetura e Paisagem; Arte e Cultura; Experiências Inovadoras em Enoturismo; Serviços de Enoturismo; Experiências Gastronómicas; Práticas Sustentáveis em Enoturismo – sendo que na próxima fase do concurso um júri internacional irá eleger, de 2 a 6 de novembro, um vencedor global entre os premiados de cada cidade e região.
A cidade do Porto é porta de entrada para a região do Douro e dos Vinhos Verdes, desempenhando, por isso, um papel crucial no desenvolvimento do enoturismo, promovendo a visita em todo o território e contribuindo para um turismo sustentável e equilibrado na região. Os prémios Best Of Wine Tourism atribuídos ao longo dos anos têm reforçado uma rota de excelência, contemplando experiências diversificadas.
Fundada em 1999, a Great Wine Capitals é uma aliança internacional de cidades reconhecidas pelas suas regiões vinícolas, que colaboram para promover o enoturismo e o crescimento económico da indústria e das suas regiões. Atualmente é constituída por 11 cidades/regiões membro que incluem, além do Porto (Portugal), Adelaide (Austrália), Bilbao-Rioja (Espanha), Bordeaux (França), Hawke’s Bay (Nova Zelândia), Lausanne (Suíça), Mainz-Rheinhessen (Alemanha), Mendoza (Argentina), São Francisco-Napa Valley (EUA), Valparaiso-Casablanca Valley (Chile), Verona (Itália).
O Município do Porto tem vindo a desenvolver um trabalho contínuo de promoção e desenvolvimento da região do Douro e dos Vinhos Verdes, apostando no enoturismo como pilar estratégico. A criação do Best Of Club – Porto é uma iniciativa que envolve a comunidade de vencedores e potencia a colaboração entre os promotores de enoturismo, reforçando o compromisso com a excelência e a inovação no setor, promovendo a projeção da região a nível nacional e internacional.
Vencedores Regionais Best Of Wine Tourism 2026
Alojamento – Quinta do Ameal
Arquitetura e Paisagem – Casa do Santo Wine & Tourism
Arte & Cultura – Quanta Terra Douro
Experiências Gastronómicas – Pedro Lemos
Experiências Inovadoras em Enoturismo – Vesúvio & Bomfim Experience
Práticas Sustentáveis em Enoturismo – Ventozelo Hotel & Quinta
Serviços de Enoturismo – Quinta da Torre, Anselmo Mendes
Menções Honrosas
Alojamento – Quinta da Vacaria | Quinta de São Luiz
Arquitetura e Paisagem – Adega HO
Arte & Cultura – Quinta da Aveleda
Experiências Gastronómicas – Quinta do Crasto
Experiências Inovadoras em Enoturismo – Quinta da Casa Amarela | Marma Slow
Práticas Sustentáveis em Enoturismo – Quinta do Seixo
Serviços de Enoturismo – Quinta de Santa Cristina