Ventozelo Hotel & Quinta foi o grande vencedor dos mais recentes prémios regionais do Best Of Wine Tourism 2026, na categoria de Práticas Sustentáveis em Enoturismo. No âmbito da rede internacional Great Wine Capitals, esta prestigiada competição internacional distingue anualmente a excelência e a inovação no enoturismo, premiando as experiências mais diferenciadoras e os projetos que se destacam pela qualidade da sua oferta. Na região do Porto, Douro e Vinhos Verdes, Ventozelo foi distinguido como o melhor projeto hoteleiro existente no que à promoção e prática diária da sustentabilidade concerne.
“Falar de sustentabilidade no setor do vinho do Porto e Douro é quase uma redundância, ou não tivesse esta região um negócio que a sustenta há mais de 250 anos. Trata-se de um negócio intergeracional, no qual utilizamos o legado dos nossos antepassados e a nossa responsabilidade é renová-lo e deixá-lo ao que nos vão suceder. Porque, na verdade, olhando à espessura histórica deste setor, andamos cá pouco tempo”, explica Jorge Dias, diretor geral do grupo Granvinhos, detentor da Quinta de Ventozelo. “Por isso, a sustentabilidade para nós não é uma moda ou uma narrativa para convencer clientes.É a nossa essência empresarial e a garantia de que podemoscontinuar a utilizar um ecossistema tão frágil como é o Douro, no qual é crucial gerirmos a escassez de água, solo e pessoas”, acrescenta.
Nesta 24ª edição do Best Of Wine Tourism, o júri recebeu 83 candidaturas da região do Porto, Douro e Vinhos Verdes, tendo apurado somente sete vencedores regionais e atribuído nove menções honrosas. Foram destacados projetos de enoturismo capazes de aliar a tradição e a inovação, a autenticidade e a criatividade, a sustentabilidade e a qualidade nas suas infraestruturas e serviços, mas igualmente o impacto da sua atividade na região e na comunidade envolventes.
“Honra-nos este prémio porque em Ventozelo Hotel & Quinta além dos referenciais institucionais, adotámos um modelo económico de base natural, onde integrámos todos os espaços e atividades da quinta,o compromisso com o desenvolvimento da comunidade, e sobretudo as pessoas, a quem este prémio é devido”, conclui Jorge Dias.