A Duorum lança este mês o single vineyard Vinha das Abelhas, um vinho premium que é uma edição limitada de 1973 garrafas. Este field blend com 15 castas, que revela bem a riqueza da parcela que lhe dá origem, é o segundo vinho de vinha da Duorum, depois do Vinha dos Muros. Deste blend fazem parte as castas Touriga Franca, Tinto Cão, Tinta Roriz, Tinta Barroca, Touriga Nacional, Souzão, Rufete, Baga, Cornifesto, Tinta da Barca, Donzelinho Tinto, Malvasia Preta, Tinta Amarela, Touriga Brasileira e Bastardo -, o Vinha das Abelhas estagia durante cerca de 18 meses em barricas de 300 litros de carvalho francês, seguido de estágio em garrafa, durante um ano.
Uma edição limitada que resulta de uma vindima totalmente manual e absolutamente sustentável, como é característica do projeto Duorum.
O seu nome, “Vinha das Abelhas”, é uma merecida homenagem às incansáveis guardiãs da biodiversidade – que a Duorum valoriza e protege através da introdução de colmeias perto das suas vinhas. Elas são responsáveis por grande parte da polinização das plantas, incluindo culturas de cobertura, arbustos e flores que crescem entre e em redor das vinhas. A presença das abelhas apoia o desenvolvimento de culturas de cobertura, recomendadas para viticultura sustentável, beneficiando tanto o solo como a vinha. A existência de uma maior variedade de plantas resulta num microbioma mais diverso nos solos, o que contribui para raízes de videira mais saudáveis e para uma melhor expressão do “terroir”. Deste modo, as abelhas ajudam a controlar naturalmente pragas, ao promover a presença de outros insetos benéficos e predadores, o que reduz a necessidade de pesticidas.
“Este é um vinho com o ADN vincado do projeto Duorum, em que a sustentabilidade está presente do início ao fim. O Vinha das Abelhas é o exemplo acabado de um vinho premium que respeita a natureza e lhe presta homenagem”, defendem a dupla de enólogos João Perry e João Maria Portugal Ramos.
Locais de venda: garrafeiras e lojas da especialidade
PVP: 50€
