O Festival Nacional de Gastronomia (FNG) está de volta nos moldes a que nos habituámos ao longo de quatro décadas – cumprindo, contudo, todos os requisitos que a realidade actual impõe – e realiza-se de 18 a 28 de Novembro, na Casa do Campino, em Santarém. Esta edição celebra o 40.º aniversário daquele que é considerado o “pai dos festivais”, o maior acontecimento gastronómico português e um dos 25 melhores festivais gastronómicos da Europa. Um evento com génese ribatejana, onde os Vinhos do Tejo vão estar em destaque, nas várias iniciativas, mas em especial nos jantares com chefes de nomeada nacional e nas demonstrações gastronómicas comentadas, onde estarão em exclusivo.
Em cinco momentos, são sete os chefes – bastante conhecidos no panorama gastronómico nacional – que vão cozinhar para os comensais do FNG, proporcionando experiências memoráveis, a partir de menus criados de raiz e casados néctares da região, numa simbiose que se espera perfeita. A serem revelados apenas no momento do “banquete” são, ao todo, 25 os Vinhos do Tejo, tendo sido eleitos pelo sommelier Rodolfo Tristão, ribatejano de gema e consultor da CVR Tejo. Pela primeira vez este ano, os vinhos servidos neste momento alto do Festival têm, em exclusivo, origem na região do Tejo e certificação DO doTejo e IG Tejo. Uma dinâmica promovida pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo), quase em jeito de reivindicação do “seu a seu dono”. Afinal, este Festival acontece nesta que é uma região vitivinícola privilegiada, onde se produzem vinhos de grande qualidade e notoriedade em ascensão, passíveis de quaisquer harmonizações. Uma exclusividade que se estende às quatro demonstrações gastronómicas comentadas que vão existir, nos dias 19, 20, 26 e 27, às 19h00, no Espaço de Showcooking Viver Santarém. Os Vinhos do Tejo vão também marcar presença na feira de vinhos, no wine bar e nas tasquinhas, onde coexistirão com néctares de outras regiões, tal como acontece com as iguarias – este é um certame que reúne à mesa todas as regiões do país.
Acrescentar quem são os chefes que “Capital Nacional da Gastronomia Portuguesa” vai receber para os cinco “Jantar(es) com o Chef”. Para abrir as hostes e como já tem sido habitual, no primeiro dia, a cozinha está reservada ao scalabitano Rodrigo Castelo e à equipa do seu restaurante, o Ó Balcão, com morada ali mesmo, em Santarém. Segue-se, no dia 19 de Novembro, um jantar a quatro mãos, as do Vasco Coelho Santos e as da Inga Martin. No dia 20 é a vez do polémico Ljubomir Stanisic tomar as rédeas de um “banquete” servido a cerca de 30 pessoas. Na sexta-feira, dia 26 de novembro, cabe à dupla Noélia Jerónimo e a Miguel Gameiro improvisar o cardápio. O argentino Chakall está prometido para a noite de 27 de novembro.
Para mais informações, como programação diária, horários, preços, restaurantes presentes, entre outros pode aceder ao site www.festivalnacionaldegastronomia.pt.