A propriedade vinícola que colocou o vinho de Toro no mapa e que apresentou ao mundo um extraordinário terroir espanhol apresenta agora o Numanthia 2016, disponível em exclusivo no Club del Gourmet do El Corte Inglés.
Fundada em 1998, Bodega Numanthia é o nome dado à pioneira propriedade vinícola localizada no município de Valdefinjas, na comunidade autónoma de Castela e Leão, liderada por dois jovens irmãos provenientes de uma família vinicultora. O nome é uma homenagem aos guerreiros da cidade de Numância que, em 134 A.C., resistiram heroicamente ao exército romano numa luta que durou 20 anos – e que, finalmente, optaram por sacrificar as suas vidas a renderem-se ao inimigo.
Ao longo dos anos, os vinhos de Toro têm mostrado a mesma resiliência dos guerreiros que inspiraram o nome da propriedade vinícola, resistindo à praga filoxera do fim do século XIX e às condições climáticas extremas.
A propriedade tem produzido três expressões exclusivamente com a casta Tinta de Toro, conhecida como a mais preta das uvas – Termanthia, Termes e Numanthia, este último a assinatura icónica da propriedade, uma vez que é criado a partir de uma manta de retalhos de vinhas representativas de Bodega Numanthia e da região como um todo.
Numanthia 2016
O ano de 2016 foi caracterizado por um abrolhamento tardio e uma Primavera chuvosa. Ao longo do Verão, muitas chuvas levaram a baixas temperaturas e melhoraram o amadurecimento, causando uma colheita mais tardia, entre 25 de setembro e 10 de outubro.
Feito a partir de mais de 100 parcelas diferentes de vinhas centenárias enxertadas – uma expressão de Toro -, o vinho é envelhecido durante quatro anos numa garrafa na propriedade e tem um potencial de adega de pelo menos 20 anos.
Proveniente de uma vinha de idade entre os 50 e os 100 anos, o Numanthia 2016 é um vinho expressivo e profundo, constituído totalmente por uvas 100% Tinta de Toro, com notas de bagas vermelhas, notas fumegantes, aromas de garrigue e especiarias doces no fundo.
É suave e preenche rapidamente o paladar com grande intensidade. O tanino aveludado e maduro acompanha maravilhosamente a textura generosa e volumosa. Fruta preta, como mirtilos e groselhas negras, notas de violeta e toques de pimenta-preta, cravinho e uma folha de tabaco geram complexidade e comprimento, rodeados por uma boa acidez.
Poderoso e estruturado, o Numanthia é um vinho ideal para jantar, acompanhando bem com pratos como tomates cristalizados no forno com queijo Cabreiro, polvo grelhado com puré de batata-doce e, como sobremesa, bolo de floresta negra com cerejas cristalizadas.
Numanthia 2016 | P.V.P.R.: 50,95 €