Pelo terceiro ano consecutivo, o NATCOOL CREATIVE CONTEST apela à criatividade de todos – portugueses e estrangeiros, residentes ou não em Portugal – e reitera a especificidade deste movimento NatCool.
Mais do que vinho, NatCool é um movimento de partilha entre produtores, com o objectivo de explorar, experimentar e produzir vinhos leves, com pouco grau alcoólico, descomplicados e fáceis de beber. A filosofia NatCool não se restringe a um só estilo de vinho, mas sim à expressão natural de cada terroir. Acima de tudo, são vinhos que respeitam o território e os ciclos naturais da vinha e da maturação, com o mínimo de intervenção possível. A submissão de propostas deve ser enviada em formato digital para o e-mail natcoolcontest@niepoort.pt através de fotografia ou digitalização em formato pdf ou jpg. A proposta criativa poderá ser explorada em qualquer formato ou técnica, podendo ser intervencionada de duas formas: no rótulo da garrafa original, que deve ser intervencionado e fotografado; ou na imagem da garrafa, disponível para download.
No site NATCOOL CREATIVE CONTEST encontra toda a informação e regulamento.
Entre os dias 1 e 15 de Julho, o júri convidado fará uma pré-selecção e a decisão final terá lugar num almoço na Quinta de Nápoles, de deliberação e de atribuição dos 5 prémios aos 5 finalistas.O júri Niepoort é composto por Joana Emídio, designer da Niepoort, Daniel Niepoort, sexta geração da Casa Niepoort, e Dirk Niepoort, quinta geração da família Niepoort.
O Júri convidado é comporto por: José Vieira da Viarco; Inês Melo, designer convidada pela Lexus/ESAD; Cláudia Guerreiro, artista plástica e ilustradora, música da banda Linda Martini; Marta Madureira, ilustradora e coordenadora do curso de ilustração no IPCA; e Paulo Vinhas, curador e fundador da loja de música Matéria Prima.
“Este concurso artístico pretende envolver as pessoas – artistas ou não – na comunidade Nat Cool e no universo Niepoort”, explica Daniel Niepoort, enólogo das quintas da Niepoort e sexta geração da Casa. “Ao escolhermos rótulos que foram desenhados por pessoas de qualquer local do mundo e de qualquer área de formação, estamos a alargar o universo da Niepoort e de quem gosta, simplesmente, de beber um bom vinho”.
Dirk Niepoort, atualmente à frente da Casa Niepoort, complementa: “Na Niepoort, gostamos de pensar fora da caixa. Neste caso, com o movimento Nat Cool, que vai agora na 3ª edição, e que recebe candidaturas de todo o mundo, quisemos pensar “dentro do rótulo”. Conquistar mais adeptos do espírito Nat Cool mais não é do que dar a conhecer vinhos bons e descomplicados a mais pessoas.”
Sobre o Movimento Nat Cool
O Nat Cool é um conceito criado em 2015 pela Niepoort que consiste num movimento de união entre vários produtores, com o objectivo de criar vinhos leves, com pouco grau alcoólico, descomplicados e fáceis de beber. O primeiro, o “White Mug”, foi feito em 2015 na região dos vinhos verdes. Seguiu-se, em 2016, o ‘Drink Me’, na Bairrada, que procurou mostrar um lado diferente e elegante da casta Baga, e outros como ‘Copo Alegre’ (de Portalegre), ‘Voyeur’, do Douro, ‘Primata’, do Douro, ou ‘Trudy Ruby’, o primeiro vinho do Porto Nat Cool.
O espírito Nat Cool é um espírito livre, em que a única regra é “curtir a vida”. Por isso, as garrafas de Drink Me são de 1 litro para garantir “festas longas”, vendidas a preços “cool” e que quanto mais se bebem, mais apetece beber. Descomplicado e autêntico, o Nat Cool é um vinho que assume o ‘terroir’ com orgulho e sem elitismos.
Open call – 1 junho a 1 de julho
Anúncio dos vencedores – 18 julho
Há prémios para os 3 vencedores e 2 menções honrosas:
Vinhos Niepoort | Experiências nas Caves – Gaia, Porto | Experiências Lexus e prémios Viarco.
Juris:
Dirk Niepoort; Daniel Niepoort; Joana Emídio
Cláudia Guerreiro; Marta Madureira; Paulo Vinhas
José Vieira (Viarco); Inês Melo (Lexus/ESAD)