O Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, I.P. (IVDP, IP) assinalou o Dia Internacional do Vinho do Porto com a atribuição dos prémios “Douro+Sustentável”, que distinguem projetos que se têm destacado pelo desenvolvimento de boas práticas ambientais, sociais e económicas. A Quinta das Murças, o enólogo João Rosa Alves, diretor de produção da Menin Wine Company, a Quinta do Portal, e a CIM Douro foram os distinguidos neste ano de 2022.
As distinções foram entregues no dia em que se assinalam os 266 anos da criação da mais antiga região demarcada e regulamentada do mundo: o Douro Vinhateiro. “Pretendemos valorizar projetos que contribuem para o desenvolvimento economicamente viável, com boas práticas ambientais e promovendo a elaboração de projetos consistentes que valorizem a proteção da região e do seu património”, frisa o presidente do IVDP, Gilberto Igrejas.
Com um Plano de Gestão de Biodiversidade e Ecossistemas, a Quinta dos Murças foi a distinguida na categoria de Viticultura. Um projeto que envolve vários parceiros dos meios académicos e científicos e teve início em 2017, centrando-se na avaliação de vários indicadores de biodiversidade e do estado ecológico das vinhas e sua área envolvente, de forma a compreender o impacto das boas práticas de gestão agroecológica na biodiversidade da fauna e flora, e na dinâmica das interações entre potenciais pragas e fauna auxiliar.
João Rosa Alves, da Menin Wine Company, foi o distinguido na área da Enologia, sendo considerado como um dos mais promissores enólogos da nova geração. Fruto da paixão por Portugal e pelo Douro, a Menin Wine Company lançou recentemente um programa de apoio que visa contribuir para o desenvolvimento da comunidade local e dirige-se a instituições que tenham um papel ativo na comunidade, com projetos de comprovado valor em prol do desenvolvimento social, económico e cultural da região.
Por seu turno, a Quinta do Portal foi premiada na área do Enoturismo, destacada pela forma como abraçou de forma entusiástica o enoturismo, lançando um projeto único que reúne num só local a dupla essência do Douro: a vinha e o vinho. Assim nasceram a Casa das Pipas e a Casa do Lagar, situadas por entre os vinhedos e permitindo vislumbrar o Douro montanhoso que recorta o horizonte. A que se junta o restaurante em perfeita harmonização da cozinha de autor com os sabores e receitas tradicionais da região, assentes na criatividade do Chef Mílton Ferreira. Um monumental armazém de envelhecimento de vinhos desenhado pelo arquiteto Siza Vieira, já vencedor do Prémio de Arquitetura do Douro, completa a oferta.
Por fim, destaque para a Comunidade Intermunicipal do Douro, distinguida na categoria Revelação, pela forma como promoveu a região internacionalmente, tendo sido reconhecida além-fronteiras ao ser escolhida para Cidade Europeia do Vinho em 2023, numa candidatura conjunta de 19 municípios, que teve a virtude e a visão de unir terras distintas num só território, sob o lema All Around Wine, All Around Douro.
Numa altura em que os desafios que se colocam à viticultura, à produção e comercialização de vinhos são enormes, o presidente do IVDP, IP adianta ainda que a instituição “vai levar a cabo um conjunto de ações de promoção em várias vertentes, mostrando toda a versatilidade e polivalência do Vinho do Porto”. Para dia 14 de setembro está agendada uma ação de harmonizações, denominada «Sabor a Porto», que decorrerá no Restaurante Almeja, no Porto, onde as criações do chef João Cura farão pairing com diferentes categorias de Vinho do Porto.
No dia seguinte decorre o «Porto Colours Cocktail Party», uma festa de cocktails de Vinho do Porto que tem lugar ao final da tarde, no Indulgent, na Foz do Douro, e que conta com a presença de quatro bares de referência da cidade do Porto. Dia 16 é a vez do Douro receber nova etapa do «Sabor a Porto», no restaurante DOC Folgosa, com o chef Rui Paula a preparar iguarias que combinam na perfeição com Vinho do Porto.
Mais perto do final do mês, dia 29 de setembro, é a vez de Lisboa receber uma sessão do «Sabor a Porto», marcada para o Restaurante Sala de Corte, onde decorrerá mais uma prova harmonizada com Vinho do Porto e criações do chef Luís Gaspar.
No primeiro dia de outubro realiza-se um grande sunset no Cais de Gaia, tendo como público-alvo o consumidor final, na qual está prevista a participação de 30 produtores, que num ambiente de festa mostrarão toda a diversificada oferta de Vinho do Porto.
Já em novembro, dia 4, há lugar a uma prova comentada de Vinho do Porto da década de 80, destinada a publico internacional, orientada por um especialista do IVDP, IP, com a presença dos enólogos de cada um dos vinhos selecionados para a masterclass «Forty Years of the Eighties», que se realizará no Hotel Six Senses, em Lamego.