Caráter, elegância e ousadia. Assim é o Teixuga Tinto 2017, que acaba de integrar a lista com os 30 melhores vinhos portugueses lançados em 2022, nos chamados «Óscares do vinho», numa iniciativa da responsabilidade da Revista de Vinhos.
A marca Teixuga leva até ao mercado os vinhos topo de gama do produtor beirão Caminhos Cruzados, com sede em Nelas. As vinhas velhas, algumas com sete décadas, fornecem das melhores uvas da região do Dão e estão na origem deste Teixuga Tinto 2017, onde predomina a casta tinta rainha do país, a touriga nacional, salpicado por outras castas das vinhas velhas plantadas em solo granítico.
É um vinho de grande complexidade aromática e com vermelha intensa. Equilibrado, com ataque vivo e final persistente, o Teixuga Tinto 2017 está especialmente indicado para pratos de caça, cabrito assado ou borrego.
A equipa de enologia integrada por Manuel Vieira, Carloto Magalhães e Carla Rodrigues são responsáveis por este vinho distinto do Dão, que mereceu rasgados elogios da comunidade enófila.