É o sexto ano consecutivo de Vintage na Quinta do Portal, com vinhos de qualidade excecional dados ao mercado na sequência das melhores práticas vinícolas e enológicas. Assim surgem o Portal Porto Vintage 2021 e o Quinta dos Muros Porto Vintage 2021.
A família Mansilha Branco, proprietária da empresa, e toda a equipa congratulam-se em poder anunciar 2021 como mais um ano vintage na Quinta do Portal, com dois vinhos que estão na esteira habitual dos vintages produzidos aqui, destacando-se um frutado intenso, maduro e um final persistente e longo. Vinhos que podem atravessar gerações e que nos podem acompanhar durante muitas décadas. Simbolicamente, o anúncio acontece pouco depois do Dia Mundial da Terra, o que carimba as preocupações ambientais que a empresa tem com as questões ligadas à sustentabilidade e que se manifestam diariamente em todos os setores, do enoturismo às práticas vitivinícolas.
O ano vinícola foi marcado por um inverno chuvoso e um verão seco, indicando que não haveria problemas com falta de água nos solos. Na segunda metade de junho houve muita instabilidade, precipitação forte e queda de granizo que atingiu várias zonas da região, mas no Vale do Pinhão acabou por não ser muito catastrófico. A vindima iniciou-se a 6 de setembro nas parcelas que são mais fustigadas pelo calor. A chuva de setembro revelou-se extremamente benéfica, e as uvas agradeceram originando mostos de grande qualidade.
Os tintos começaram a sair muito concentrados de cor e tudo indicava que estávamos a caminho de mais um ano marcante. Retintos e de bela acidez, destaca-se a tensão em boca, mais notória no Portal Vintage no seu estilo mais tradicional e clássico. Já o Quinta dos Muros apresenta-se aromaticamente mais fino e com um equilíbrio mais doce. A concentração e a forma como se desenvolvem as perceções em boca são para qualquer amante de vinho algo extraordinário.