Emparelhados desde a primeira hora, a Quinta do Portal e a organização da Bienal Internacional de Gravura do Douro voltam a estar juntos nesta XI edição, que estará patente até 31 de outubro.
O majestoso armazém de envelhecimento de vinhos desenhado por Siza Vieira alberga uma das 15 exposições que estão distribuídas por seis municípios, juntando-se assim dois ícones culturais da região do Douro: uma bienal que já conquistou espaço nos roteiros internacionais da gravura e um espaço que é um dos principais atrativos culturais arquitetónicos do Alto Douro Vinhateiro. No total, são 800 obras de 500 autores que preenchem o programa do certame, o único dentro deste segmento no nosso país.
A Quinta do Portal associa-se com frequência a eventos de cariz cultural. É um eixo preferencial do seu posicionamento e isso foi já visível em iniciativas de setores como o cinema, música ou de caráter histórico. Mesmo a renovação dos rótulos não deixa de evocar a obra-maior da literatura portuguesa, Os Lusíadas, de Luís Vaz de Camões.