No próximo sábado, dia 30 de setembro, o chef Júlio Pereira recebe o chef italiano Felice Lo Basso, distinguido com uma estrela Michelin no seu projeto em nome próprio situado na cosmopolita cidade de Milão. Este é o segundo eventodo projeto “12 Chefs 12 Meses” que conta com um reconhecido nome internacional, que se junta ao chef anfitrião para visitarem a ilha, produtores locais e lugares emblemáticos, de forma a celebrarem e valorizarem a enorme riqueza gastronómica e turística da região neste evento conjunto.
Natural de Molfetta, em Puglia, região litoral do sul de Itália, Felice Lo Basso tem a intuição, imaginação, inovação e criatividade como pilares da sua cozinha. Nos seus dois restaurantes, em Milão e Trani – ambos rapidamente distinguidos pelo guia MICHELIN –, o chef oferece criações gastronómicas de alto nível que primam pela sofisticação, mas com fortes ligações à tradição e matérias-primas italianas. No restaurante ‘Felix Lo Basso Home & Restaurant’, em Milão, aberto em 2016 e que após renovação do espaço e conceito, em 2020, voltou a receber a estrela MICHELIN, oferece um menu único que muda regularmente dependendo dadisponibilidade e sazonalidade dos ingredientes disponíveis no mercado que, tal como no KAMPO, podem ser degustados ao longo de um elegante balcão onde os clientes usufruem do contacto direto com o chef e preparação dos ingredientes. O chef italiano completou a sua formação em vários restaurantes gastronómicos, tanto em Itália como no estrangeiro, incluindo alguns anos no montanhoso Tirol do Sul. O seu percurso levou, assim, a que a sua cozinha nascesse no mar, na sua terra de origem, e se desenvolvesse nas montanhas, unindo a procura de produtos de qualidade ao desejo de experimentar sabores, texturas e cores. Apesar de muitas viagens, Felice Lo Basso manteve a sua terra natal, Puglia, fortemente presente nas suas propostas gastronómicas, com um ocasional toque asiático.
Os chefs irão visitar o icónico Mercado dos Lavradores, um dos ex-líbris do Funchal, e a Quinta do Barbusano, produtor de vinhos tranquilos madeirenses, que oferece váriasexperiências vinícolas e de enoturismo, como visitas guiadas às vinhas e provas dos vinhos branco, rosé e tinto que produzem. Localizada na costa norte da ilha da Madeira, este produtor tem vinhas com alguma altitude, com várias castas, e com uma vista única sobre o vale de São Vicente.
A nona edição do projeto volta a destacar o melhor dos ingredientes e produtores regionais, numa iniciativa que se caracteriza já pela enriquecedora troca de experiências, tradições eculturas. No restaurante KAMPO, o chef convidado irá desenvolver uma experiênciagastronómica em conjunto com o chef anfitrião, de forma a apresentarem o melhor da Madeira ao longo de um menu de degustação de 6 momentos, que decorre ao almoço de dia 30 de setembro, sábado, pelas 13:00, e que tem um custo de 65€ por pessoa (incluindo bebidas).
“Estou muito feliz por receber um reconhecido colega que admiro muito, o Felice Lo Basso, e que tem uma cozinha que prima pela imaginação, inovação e criatividade na utilização de produtos sazonais e de estação. Esta nona edição volta a fazer do KAMPO uma ‘janela para o mundo’ e um embaixador da Madeira, mostrando ao nosso convidado o que de melhor se encontra na região, que por sua vez viajará além fronteiras através desta experiência que o Felice leva consigo”, explica Júlio Pereira, chef e proprietário do KAMPO, acrescentando: “É um enorme orgulho poder continuar o nosso trabalho em prol da valorização daregião, dando a conhecer e homenageando o extenso património gastronómico eturístico madeirenses internacionalmente”.
“12 Chefs 12 Meses” é um projeto com eventos todos os meses, desenvolvido pelo chef Júlio Pereira, que tem como objetivo celebrar e valorizar a Madeira, para que as pessoas levem a Madeira consigo, divulgando a região, a cultura e as tradições, de forma a posicionar agastronomia e os produtos madeirenses enquanto referências internacionais.