Em janeiro de 2022, novas categorias de Vinho do Porto foram apresentadas ao mercado mundial, nomeadamente nos vinhos envelhecidos em madeira. Vinhos velhos, únicos, raros e caros. Foi este o mote para que o produtor António Costa Boal, da Costa Boal Family Estates, com um Very Very Old (VVO), pronto a ser apresentado, procurasse saber a árvore genealógica, para traçar o ADN vínico da marca. O vinho inserido nas novas categorias de Vinho do Porto, da Costa Boal, envelheceu, ao longo de várias gerações, em cascos de madeira, na adega que a empresa possui na aldeia de Cabêda, no Douro.
Ora, foi em meados do século XIX que uma senhora de Justes, de apelido Boal, casou em Cabêda, com Joaquim Fernandes de Carvalho e deste casal nasceu Armindo Boal, pai de Armindo e de Luís, avô de António Boal, todos viticultores de Cabêda, inseridos no movimento fundador da casa do Douro em 1932. Deste levantamento histórico nasce o brasão da família que, de forma moderna e atual, faz parte da imagem gráfica da marca, porque “os olhos tambem vendem” e conquistam novos públicos.
É nesta descendência que foram produzidos, protegidos e envelhecidos, durante anos, entre outros vinhos, o Very Very Old Port com mais de cem anos, que a Costa Boal apresenta agora Costa Boal Porto 50 anos, 0,5l (400 garrafas); 260 euros e o Costa Boal Very very old Port – VVO, 0,50l (200 garrafas); 1.350 euros.
“Vinhos desta raridade têm um valor imensurável. São raros, únicos, de quantidades limitadas, é certo, mas mais do que isso contêm em si décadas e décadas de história que as gerações souberam proteger e perpetuar para que agora possam mostrar ao mundo o quanto o Vinho do Porto encerra de excecional e o que há de diferenciar sempre esta Região Demarcada de todas as outras do mundo. Para a Costa Boal ter este património na empresa é uma honra. Era, por isso, importante para mim enquanto produtor e herdeiro desta marca, perceber os caminhos que foram percorridos até hoje… estes Vinhos são o ADN da Costa Boal que agora tem a história e a sua arvore genealógica devidamente identificada e a continuidade assegurada na família”, adianta António Costa Boal.
NOVOS LANÇAMENTOS:
Os novos vinhos Costa Boal que a empresa lança agora no mercado foram alvo de uma nova imagem gráfica que reflete a tradição de mais de 150 anos de história com a modernidade da marca que pretende reforçar o seu posicionamento no segmento premium. O brasão da família aparece, neste rebranding da autoria da Brand Taste, em destaque nos rótulos. Para Joana Avô, a responsável pelo atelier de design especializado em vinhos e produtos gourmet, o desafio “foi transformar a herança da Costa Boal numa experiência visual de excelência, garrafas que visualmente transcendam o tempo”. “A integração do brasão de família nos rótulos tinha de ser feita sem perder sobriedade, sofisticação e simplicidade – valores que sempre estiveram presentes na marca Costa Boal. O resultado passou muito pelo extremo cuidado na escolha dos detalhes da produção: uma combinação de altos e baixos-relevos, verniz braile espessurado e estampagem a ouro. Sendo que este texto na parte final é válido para o Porto de 50 anos, porque o VVOP é só serigrafado na garrafa…”, remata a responsável criativa.
DOURO
Costa Boal Chardonnay (2000 garrafas); PVP 25 euros
Costa Boal Homenagem Branco (1500 garrafas); PVP 65 euros
Costa Boal Homenagem Tinto (3000 garrafas, vendidas por ano 1000); PVP 90 euros
PORTO
Costa Boal Porto 50 anos, 0,5l (400 garrafas); 260 euros
Costa Boal Very very old Port – VVO, 0,50l (200 garrafas); 1.350 euros
Em janeiro de 2022, novas categorias de Vinho do Porto foram apresentadas ao mercado mundial, nomeadamente nos vinhos envelhecidos em madeira.