Após o lançamento da primeira edição do Espumante Cuvée 2015, o mês de maio não poderia ter começado da melhor maneira.
Recém-chegado ao mercado, o novo topo de gama de espumantes da Quinta da Lagoa Velha, foi distinguido como Melhor Espumante do Ano e com medalha de Grande Ouro no Concurso de Vinhos de Portugal 2024, promovido pela ViniPortugal.
Segundo a produtora, Carla Neto, este espumante, agora considerado o melhor espumante de Portugal, “é um blend das castas Chardonnay (60%) e Baga (40%). A criteriosa seleção das uvas e uma prensagem cuidada e leve, levam à origem do melhor mosto (cuvée), onde acidez e a riqueza aromática são as características mais importantes (…) Seguiu-se a fermentação em garrafa pelo método clássico seguido de um estágio sobre borras finas por um período mínimo de 90 meses. O dégorgement foi feito em agosto de 2023.”
Espumante Cuvée 2015, premiado como Melhor Espumante do Ano e Medalha de Grande Ouro.Na prova, destaca notas de flor de laranjeira, compota e alguma panificação. Fresco, elegante e bastante expressivo, onde a delicadeza da Baga e a complexidade aromática do Chardonnay levam á expressão máxima deste néctar.
Esta 11.ª edição contou com mais de 1.300 referências a concurso, uma tentativa de reconhecimento da qualidade dos nossos vinhos, em Portugal e além-fronteiras, que foram avaliados por um júri composto por mais de 130 especialistas de diferentes nacionalidades, entre os quais enólogos, sommeliers, jornalistas e Wine Educators.
Para a Quinta da Lagoa Velha, empresa sediada no coração da Bairrada, é, sem dúvida, um enorme orgulho arrecadar estas distinções numa nova referência, que se antecipava ser um sucesso. Já em dezembro de 2023, o mesmo espumante, ainda antes do seu lançamento para o mercado, arrecadou Medalhas de Ouro no Concurso de Vinhos e Espumantes da Comissão Vitivinícola da Bairrada e também no Portugal Wine Trophy2023.
Um espumante que dignifica a região e eleva o nome da Quinta da Lagoa Velha para um patamar de excelência, apenas com 2000 garrafas. Neste mesmo Concurso, a Quinta da Lagoa Velha, foi também premiada com Medalha de Prata, no seu já conhecido e tão apreciado, Espumante Baga Blanc de Noirs 2018. Com um percurso longo na produção de vinhos, ano após ano, a QLV tem construído uma marca consistente, afirmando-se cada vez mais no setor, com vinhos de qualidade e com a sua própria identidade.
Esta, possuí já 4 espumantes de referência na região da Bairrada, direcionadas para públicos distintos. Com uma visão focada no reconhecimento da empresa e região, Carla Neto vincou, com uma atitude otimista, “que o melhor ainda está para vir”.