Conhecida como a “casa” do chef Vítor Sobral, a Tasca da Esquina marca a história do panorama da restauração na cidade de Lisboa. Aberto desde junho de 2009, o restaurante manteve sempre o objetivo proposto pelo chef desde a primeira hora: o de enaltecer a gastronomia de matriz portuguesa.
Este ano, as celebrações dos 15 anos iniciam-se mais cedo, em maio, com a apresentação de novidades na ementa. Além de novas sugestões, o chef Vítor Sobral mantém alguns dos icónicos pratos, presentes na carta desde o primeiro dia da abertura da Tasca da Esquina, como as Lascas de bacalhau, a Salada de polvo, as Lulas salteadas, o clássico Pica-pau ou o tão solicitado Bacalhau à Brás. Além da suaintemporalidade e de serem referências da matriz da gastronomia portuguesa, estes pratos são também alguns dos mais pedidos pelos clientes.
“A celebração destes 15 anos é muito importante para mim. Marca um trabalhoconsistente de promoção das raízes e tradições portuguesas, permitindo que a nossa cultura gastronómica não fique esquecida mas, pelo contrário, se torne cada vez mais enriquecida e conhecida. Temos tido a sorte de ter clientes que nos acompanham desde o primeiro dia, quer em Lisboa como em São Paulo, e muitosque nos recomendam como um espaço a não perder para quem gosta da boa cozinha portuguesa. Por isso, fazia todo o sentido manter na ementa alguns dos pratos que fazem parte da história e identidade do restaurante. São pratossentimentalistas que nos trazem um pouco de nostalgia, mas também de orgulho donosso percurso”, descreve o chef Vítor Sobral.
Na entrada de novos pratos, como Porco Biológico Malhado de Alcobaça e o Bacalhau à Monção, destaca-se a escolha cuidada da origem dos ingredientes, dando maior destaque aos produtos nacionais de produção sustentável e biológica. A promoção de alimentos de qualidade tem sido uma das principais bandeiras do chef Vítor Sobral, assim como a sustentabilidade, sobretudo junto do público mais jovem, numa perspetiva de alimentação saudável que, aliada à dieta mediterrânica, permite uma melhor qualidade de vida.
Outras das novidades a marcar esta data festiva é o lançamento do serviço “Pratos emFamília”. Este novo conceito, associado à Tasca da Esquina, permite agendar umalmoço ou jantar, preparado pelo chef Vítor Sobral, num local à escolha, seja na própria Tasca da Esquina ou na casa do cliente. Este serviço está apenas disponível para grupos a partir de 10 pessoas e consta de um menu de sugestões, de pratos emblemáticos da carreira do chef Vítor Sobral e da história da gastronomia portuguesa, exclusivos para este serviço. Alguns dos pratos deste menu são: Caldeirada de peixe à “homens do mar”; Arroz de lavagante, gambas listadas e aromáticos; Massada de tamboril, bivalves e hortelã; Bacalhau com todos; Arroz de cabidela de galinha bio; Cabrito da Sertã estonado, Assado no forno com arroz de cogumelos e miúdos do mesmo; Cozido de ossos de porco Malhado de Alcobaça bio e enchidos regionais; Ensopado de borrego bio com vagens. Como entradas, destaca-se os Fígados de coentrada ou a Canja de línguas e poejos. Além destes, o chef está também aberto a sugestões dos clientes. O serviço “Pratos em Família” exige reserva prévia e pode ser marcado em qualquer ponto do país.