A Quinta do Ameal lança a colheita 2020 do Ameal Reserva. Com origem numa parcela particular da Quinta, a vinha das Marinhas, o Ameal Reserva 2020 estagia em barricas de carvalho francês e, pela primeira vez, num foudre de carvalho austríaco. É um vinho complexo que demonstra a capacidade desta casta para a produção de vinhos de grande qualidade, com excelente capacidade de evolução.
A história do Ameal Reserva, conhecido no passado como Ameal Escolha, começou em 2000, com a primeira experiência de estágio da casta Loureiro em barricas de carvalho francês. Um marco na história da Quinta do Ameal e nos vinhos da região que deu origem a um vinho único. Agora com a colheita 2020, a Quinta do Ameal volta a inovar na vinificação, ao usar um foudre de carvalho austríaco durante a fermentação e estágio.
Segundo Lourenço Charters, gestor de enologia e viticultura da Quinta do Ameal, “temos testado barricas de maior capacidade, de forma a conseguir um ainda melhor equilíbrio na relação entre o vinho e o seu estágio. Acreditamos que com o Ameal Reserva 2020 conseguimos mostrar a verdadeira elasticidade e potencial do Loureiro do Ameal”
A vinha das Marinhas, parcela de origem do Quinta do Ameal Reserva 2020, encontra-se a 26m de altitude, num solo granítico, arenoso e franco argiloso, com uma textura mais grosseira e de perfil profundo. Este tipo de solo menos fértil e rico, com uma vinha menos vigorosa para a região, dá origem a produções mais baixas, mas com uvas mais concentradas e equilibradas. O ano agrícola de 2020 contribuiu também para a boa maturação e concentração das uvas, mantendo a acidez que é característica da região.
Vindimado manualmente, fermentou em barricas usadas de 500l de carvalho francês e num foudre de carvalho austríaco novo de 2.000 litros. O estágio decorreu sobre borras finas durante 12 meses nas mesmas barricas e foudre. Após o engarrafamento o vinho estagiou seis meses em garrafa.
De cor amarela, com aroma complexo, onde se destacam os aromas cítricos, florais e de especiarias provenientes do seu estágio em barrica, o Ameal Reserva 2020 é um vinho concentrado, com volume e um final de boca longo e persistente. Irá evoluir bem durante os próximos 20 anos.