As novas colheitas dos vinhos Casa de Santar Reserva Branco, Curtimenta e Colheita tardia já estão disponíveis no mercado e são as novidades da marca para este verão. São surpreendentes, respondem às exigências do mercado e contribuem para posicionar os vinhos Casa de Santar como ícones da região na arte de bem-fazer vinhos no Dão.
Casa de Santar Reserva Branco 2023, Casa de Santar Branco de Curtimenta 2023 e Casa de Santar Outono de Santar 2022 são as três novidades que a marca Casa de Santar acaba delançar no mercado, todos assinados pelo enólogo Paulo Prior.
O Reserva Branco, com PVP recomendado de 15,99 euros, faz dupla com o Casa de Santar Reserva Tinto 2020, já lançado em fevereiro. É um vinho produzido com as castas Encruzado, Arinto e Malvasia Fina, e metade fermentou e estagiou seis meses em barrica de carvalho francês com tosta suave. De aspeto cristalino, a cor é citrina bem definida com tons esverdeados e o aroma fresco, complexo, com predominância em notas de citrinos e frutosexóticos. Já na boca apresenta frescura, fruta, volume, complexidade e tem um final elegante. Deve ser consumido a 10°C como aperitivo ou com iguarias não muito condimentadas à base de peixes, carnes brancas e vermelhas grelhadas.
O Branco de Curtimenta 2023 é um vinho elegante e guloso, que simplesmente surpreende. Com Encruzado (60%) e Arinto (40%), é um vinho cristalino com cor dourada com ligeirosesverdeados. Apresenta aroma intenso a frutas amarelas maduras, fruta de caroço e tem complexidade aromática. O sabor é fresco, frutado, complexo e com longa persistência. Acompanha bem iguarias complexas à base de peixes gordos e carnes vermelhas grelhadas,assim como queijos curados e charcutarias. Para consumir entre 8 e 9ºC. O PVP recomendado é 20 euros.
Por fim, o Outono de Santar Colheita Tardia 2022, com preço de venda recomendado de 36,00 euros, já era há muito tempo aguardado. O diretor de enologia, Paulo Prior, assinauma colheita distinta e que faz jus à região e à marca Casa de Santar. De aspeto límpido e cor palha aberta, o aroma é botritizado, com nuances de manteiga, alperce seco e flores de citrinos. O sabor é complexo com frescura distinta, untuoso e bem equilibrado. Já o final é longo e persistente. Altamente recomendado para momentos de lazer, é perfeito para brindar ao verão, acompanhar acepipes diversos e sobremesas delicadas. Para ser bem apreciado, deve ser consumido a uma temperatura de 12ºC.
Se a preferência for um espumante, a recomendação vai para o Casa de Santar Vinha dos Amores Espumante Encruzado 2017, também disponível no mercado há poucos meses, uma alternativa que tem conquistado os adeptos da categoria.