A referência CH by Chocapalha Arinto Vinhas Velhas 2022 acaba de ser distinguida com o “Grande Prémio Escolha da Imprensa” na categoria de vinhos brancos. A atribuição de mérito acontece no âmbito do concurso de vinhos “Escolha da Imprensa”, realizado pela publicação do sector Grandes Escolhas.
O monocasta Arinto, vinho de memória e de elogio, muito especial para a família Chocapalha, foi um dos três vinhos brancos elencados na respetiva categoria. A distinção, conhecida na abertura da feira Vinhos & Sabores, que decorreu no último fim de semana na FIL, em Lisboa, resulta da seleção de um júri composto com 44 membros da comunicação social, incluindo televisão, rádio, imprensa e diversas plataformas na internet, os quais provaram um total de 600 vinhos. O “Grande Prémio Escolha da Imprensa” apenas é atribuído aos três vinhos mais bem qualificados em cada uma das categorias.
O CH by Chocapalha Arinto Vinhas Velhas da colheita de 2022, agora em destaque, pertence à produtora Quinta de Chocapalha, na região dos Vinhos de Lisboa, e tem na enologia os nomes Sandra Tavares da Silva e Miguel Cavaco. É um vinho de tributo à matriarca da família, Alice Tavares da Silva, proveniente de uma única parcela de Arinto, a mais antiga da propriedade, datada de 1991.
Na Quinta de Chocapalha a estima pela casta branca é grande, com o Arinto a ser predominante e a ocupar um total de 9 hectares. É neste terroir que a uva alcança uma expressividade e identidade excecionais, um conjunto de condições que exploram a versatilidade do Arinto, mas também a sua imensa personalidade e longevidade. Reflexo disso é o vinho CH by Chocapalha, que procura honrar aquela que é a embaixadora de Chocapalha e a anfitriã devota, que recebe com carisma e encanto todos os que visitam a propriedade à sombra da Serra de Montejunto.
Fruto de uma fermentação que ocorreu durante 27 dias a baixas temperaturas em barricas neutras de carvalho francês, o CH by Chocapalha estagiou nas mesmas barricas em contacto com as borras finas durante nove meses, sempre com “batonnage”. Em prova mostra-se fresco e delicado no nariz, denotando um perfil frutado, embora discreto, com mescla de notas cítricas e florais. Na boca evidencia-se uma estrutura convidativa, mas também mineralidade, acidez e complexidade.
O vinho em si, com uma produção limitada a menos de 2.000 garrafas, reflete as três gerações que se cruzam atualmente nos trabalhos de campo e de adega na Quinta de Chocapalha. É também um retrato da plasticidade da casta Arinto, uva elegida pela frescura, pureza e forte carácter, capaz de produzir referências vencedoras, que aliam o inegável espírito de família à qualidade intrínseca de vinhos irrepetíveis.
PVP Recomendado:
CH by Chocapalha Arinto Vinhas Velhas 2022 | P.V.P Recomendado – 25,5€