A originalidade e sustentabilidade do packaging “É preciso ter muita lata!”, uma embalagem de autopromoção desenvolvida pela Omdesign, em parceria com a Minerva e a Niepoort, valem três prémios nas mais importantes e reconhecidas competições internacionais de design e packaging.
Um Prata no Pentawards (Reino Unido), um Red Dot (Alemanha) e um Ouro no Graphis (EUA) foram as distinções alcançadas com este projeto ecológico.“ Esta embalagem é especial e transporta o melhor que o mar nos dá, juntamente com o que só no Douro nasce. Reunimos dois embaixadores do nosso país – as conservas e o vinho do Porto – para dar vida e alma a este packaging e juntámos duas marcas icónicas portuguesas que carregam um enorme legado e, orgulhosamente, trabalhamos.”, refere o diretor-geral da agência, Diogo Gama Rocha.
Com recurso à inovação e a novas alternativas eco-friendly, em linha com o compromisso que a Omdesign tem, desde 1998, em contribuir para uma maior preservação ambiental, e sempre de olhos postos na redução, foi escolhido um cartão com cor compacto – o Eska Brown. 100% reciclado, nasce de resíduos pós-consumo e tem parâmetros de produção muito sustentáveis e uma textura natural. Foi, por isso, selecionado para dar forma ao interior desta embalagem, que convida a uma reutilização no dia a dia como calendário, base de copos, entre outras finalidades. A sua origem orgânica faz com que seja um material biodegradável, compostável e reciclável e conta também com as certificações FSC 100% reciclado e 100% PEFC.
O aspeto minimalista das oito peças que compõem este packaging original, produzido exclusivamente com materiais reciclados, recicláveis e biodegradáveis, como a cortiça, o papel e o cartão, foi reforçado com acabamentos diferenciadores, como o alto e baixo relevo modelado a ilustrar escamas nos rótulos e nas molduras dos selos colecionáveis; a serigrafia e o corte especial do calendário alusivo ao mar e ao Douro, com aplicação de duas fresas a 90º; e ainda os picotados das bases de copos destacáveis. Os vários elementos montam-se através de um sistema de encaixe inovador, sem qualquer tipo de cola, elevando a vertente sustentável desta edição da Omdesign, também fortalecida com os tons natureza e terra adotados para esta embalagem de autopromoção.
Dirk Niepoort, embaixador incontornável do vinho do Porto, foi desafiado a criar uma receita original que alia o Porto da Niepoort à conserva de bacalhau da Minerva, enaltecendo a excelência e os sabores do que mais genuíno se faz em Portugal.
A mensagem que este packaging apresenta é atual, ainda nos dias de hoje, pela persistência da pandemia, e lembra-nos que mesmo estando tipo “sardinha em lata” não devemos nunca virar o bico ao prego. Temos de continuar a sair da lata e nunca baixar os braços.