O fim de semana de 13 a 15 de outubro traz consigo um convite de PORTAS ABERTAS para visitar a região Viseu Dão Lafões. Trata-se da primeira edição de um evento que se pretende anual e que potencie o posicionamento do território enquanto destino de enoturismo de excelência.
O conceito de PORTAS ABERTAS, à semelhança do que acontece noutras regiões vitivinícolas de referência, é um convite à vivência de experiências diversificadas, que inclui um roteiro de visitas, provas, passeios, atividades sensoriais e desafios proporcionados pelos produtores locais, tendo como ponto de partida o vinho, a cultura, a gastronomia e os produtos autóctones.
Nesta edição de estreia, o PORTAS ABERTAS conta a participação da Casa da Ínsua (Penalva do Castelo), Magnum Wines (Carregal do Sal), Quinta de Lemos (Silgueiros – Viseu), Quinta da Taboadella (Silvã de Cima – Sátão), Paço dos Cunhas de Santar (Santar – Nelas) e Soito Wines (Mangualde).
Os produtores participantes irão proporcionar experiências variadas, desde provas de vinhos (de colheitas atuais e edições antigas), a sessões de show cooking com harmonizações, almoços e jantares temáticos com animação musical com um denominador comum: os vinhos da Região Demarcada do Dão.
Pretende-se que o número de produtores aderentes à iniciativa venha a aumentar nos próximos anos, de forma a garantir aos visitantes um acolhimento ainda mas generalizado de PORTAS ABERTAS.
Como apoio à promoção, a organização promoverá uma press trip e uma fam trip, com a participação de profissionais das respetivas áreas, de modo a atrair a atenção mediática e de operadores turísticos.
Para o Presidente da CIM Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, “antes de mais, o PORTAS ABERTAS é um convite à descoberta de Viseu Dão Lafões, das nossas gentes, da nossa cultura e do nosso património, através de um casamento perfeito entre gastronomia e vinhos”.
“Este convite encerra uma oportunidade única que se traduz no facto de proporcionar aos participantes o acesso exclusivo, na primeira pessoa, a histórias e experiências que refletem a essência do Dão. Partindo desta premissa, esperamos que esta iniciativa se paute pelo sucesso”, acrescentou o Presidente.
Segundo Arlindo Cunha, Presidente da Comissão Vitivinícola Regional (C.V.R) do Dão, “o nosso objetivo, com esta iniciativa dedicada ao enoturismo, é que os apreciadores de vinhos de todo o país tenham a oportunidade de ter um contacto mais próximo, logo mais personalizado, com o vinho do Dão e os seus produtores. Ao promover a oferta de enoturismo, estamos a contribuir para o desenvolvimento e diversificação de mais um pilar da economia rural que é a produção vitícola e os produtos a ela associados”.
Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, salienta que “a CIM tem desenvolvido uma forte aposta na qualificação dos agentes locais ao nível do enoturismo. Esta iniciativa vem demonstrar a proposta de excelência do serviço que a região do Dão oferece aos seus visitantes. Temos vinhos excecionais, uma gastronomia distintiva e uma cultura intrinsecamente ligada a estes produtos, o que faz desta região um destino privilegiado de enoturismo. Estamos muito entusiasmados e otimistas em relação ao PORTAS ABERTAS”.
PORTAS ABERTAS é um evento promovido pela Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, tendo por parceiros a Comissão Vitivinícola Regional do Dão financiado pelo Turismo de Portugal.
Programa
Quinta de Santa Maria | Carregal do Sal
13 outubro | 18h00
Esta propriedade está localizada em Cabanas de Viriato, concelho de Carregal do Sal. Com história registada desde o séc. XIII, Cabanas de Viriato é o berço de Aristides de Sousa Mendes. Com uma deslumbrante vista para a Serra da Estrela, aqui poderá assistir a uma estrela Michelin em pleno processo criativo!
Um showcooking com o Chefe Diogo Rocha inspirado nesse produto tão tradicional, mas incrivelmente versátil, que é o bacalhau. Naturalmente, os vinhos da Magnum Wines também merecem destaque pela forma como harmonizam com os pratos, tudo explicado por um enólogo da Magnum Wines e com a moderação do sommelier, especialista da Revista de Vinhos, António Lopes.
Casa da Ínsua | Penalva do Castelo
13 de outubro | 18h00
Um palacete barroco do séc. XVIII, onde cada sala e cada recanto nos transportam para a história dos seus proprietários e para momentos da história de Portugal e do Brasil. Passado e presente perfeitamente conjugados, com detalhes que tornam os visitantes parte dessa história.
Dada a sua forte ligação ao Parque Natural da Serra da Estrela, nada melhor do que ter o Chefe António Loureiro a usar o produto “estrela” desta região, apresentando diversas formas de o degustar com os vinhos Casa da Ínsua. Uma pausa para harmonizar e aproveitar o lado bom da vida. Com a participação de um enólogo da Casa da Ínsua e com a moderação do sommelier, especialista da Revista de Vinhos, Manuel Moreira.
Quinta da Taboadella | Sátão
14 outubro | 12h00
Da Quinta da Taboadella, propriedade da família Amorim, avista-se o sopé da Serra da Estrela. Um enquadramento único e cenário perfeito para uma experiência de enoturismo diferente e animada. Propomos-lhe um Churrasco ao almoço, ao ritmo de uma banda de Bossa Nova. Não podiam faltar, claro está, os vinhos da Taboadella para acompanhar! Com a participação do sommelier, especialista da Revista de Vinhos, Manuel Moreira.
Mesa de Lemos | Viseu
14 outubro | 19h00
Que tal uma pausa para ver Estrelas a Dobrar?! Os Chefes Diogo Rocha e Vítor Matos, juntos, no restaurante que trouxe a primeira Estrela Verde Michelin para a região Viseu Dão Lafões. Uma oportunidade única para deleitar-se com as iguarias destes dois Chefes, em simultâneo! Com a participação do sommelier, especialista da Revista de Vinhos, António Lopes.
Paço dos Cunhas de Santar | Santar
15 outubro | 10h00
O Paço dos Cunhas, uma propriedade do século XVII (1609), esteve sempre ligado à produção de vinho, sendo, desta forma, a antecessora das propriedades vinícolas da região do Dão. Hoje é conhecida como uma das vinhas mais carismáticas do Dão, dada a morfologia do solo e a exposição solar. O que melhor do que uma prova temática dos melhores vinhos da Global Wines ? Com a participação do enólogo Osvaldo Amado e com a moderação do sommelier, especialista da Revista de Vinhos, Manuel Moreira.
Soito Wines | Mangualde
15 outubro | 13h30
A Soito Wines é um dos mais jovens e promissores projetos do Dão, fruto da paixão pelo vinho do Dão de uma família. Na Quinta do Soito, o que não falta são espaços para relaxar e degustar um almoço maravilhoso. E se for ao som de uma banda de Jazz, melhor ainda! Venha desfrutar desta experiência dos sentidos, com os vinhos de um projeto consistente, inovador e ambicioso. Com a participação de um enólogo da Soito Wines e com a moderação do sommelier, especialista da Revista de Vinhos, António Lopes.