Há um novo festival de verão no Porto que veio para ficar. O enorme sucesso do ESSÊNCIA FESTIVAL – food, drinks & music mostra que o conceito agora adotado é capaz de conquistar uma transversalidade de públicos – foodies, wine lovers, festivaleiros e simples curiosos, de diferentes faixas etárias. Entre os dias 1 a 3 de julho, pelos Jardins do Palácio de Cristal estiveram mais de 15.000 visitantes.
“O balanço não pode ser mais positivo. A ideia deste festival é claramente vencedora, como o comprova a adesão fantástica que registamos. Os números alcançados mostram os méritos próprios deste conceito, que contextualiza música, gastronomia, vinhos, espirituosos e cervejas de uma forma contemporânea, descontraída, cuidada e democrática, a exemplo do melhor que se faz nalgumas das grandes cidades do mundo. E porque é sempre possível ir mais além, já pensamos no que devemos aportar de novo em 2023”, começa por referir Nuno Guedes Vaz Pires, fundador da Essência do Vinho.
“O retorno obtido pelas marcas que acreditaram neste festival foi francamente elevado e a satisfação dos visitantes também foi muito significativa, o melhor sinal de confiança que poderíamos esperar. Foi também gratificante perceber a adesão generalizada às diferentes experiências, incluindo os banquetes harmonizados com os Vinhos da Região de Lisboa ou as sessões Club Party dos Vinhos Verdes. Temos todas as condições reunidas para fazer deste festival uma nova atração anual no verão da cidade do Porto”, complementa.
De acordo com o estudo de públicos realizado durante o festival pelo ISAG – European Business School (ISAG-EBS) e pelo Centro de Investigação em Ciências Empresariais e Turismo da Fundação Consuelo Vieira da Costa (CICET-FCVC), o impacto económico gerado foi de quatro milhões de euros para a cidade do Porto nos três dias do evento. O nível médio global de satisfação entre os participantes esteve nos 4,36 (de 1 a 5), que confirmaram ainda ter superado as expetativas (4,0 de 1 a 5). Aliás, 80,4% dos participantes expressam vontade de regressar na próxima edição.
Em termos de perfil, 55,6% dos visitantes são do género feminino, com uma média de idades de 35 anos, e 84,3% dos participantes tem um nível de escolaridade mínimo de licenciatura. O público de nacionalidade estrangeira atingiu os 41,8% e destacaram-se os visitantes brasileiros, britânicos e alemães, entre outras origens.
Mais dados: 31,0% dos participantes deslocaram-se propositadamente para visitar o evento; 4,19 em 5 entendem que o festival ajuda a difundir a cultura da cidade do Porto. A tendência de digitalização também saiu reforçada. Grande parte dos visitantes indicou ter tido conhecimento do evento a partir de meios digitais (40,5%).
Concertos na emblemática Concha Acústica dos Jardins do Palácio de Cristal, atuações de dj’s, show cooking e aulas culinárias por chefes de cozinha, atividades de leitura e de expressão plástica dirigidas a crianças, banquetes, restaurantes, food trucks, vinhos portugueses e internacionais, espirituosos e cervejas… o cardápio do ESSÊNCIA FESTIVAL – food, drinks & music foi pensado para ser devorado de início a fim.