The Vine House: uma experiência autêntica no ambiente de uma quinta vinhateira. O grupo Sogevinus – que detém marcas reconhecidas como a Cálem, a Kopke, a Burmester a Barros ou a Quinta da Boavista – vai inaugurar, já no próximo mês de agosto, a The Vine House, a sua primeira unidade de alojamento no Douro.
Pensada para os verdadeiros apreciadores de enoturismo, a The Vine House é uma casa de campo que convida à descoberta daquela que é a mais antiga região demarcada do mundo, num ambiente repleto de charme e conforto, proporcionando aos hóspedes a oportunidade de acompanhar o dia-a-dia de uma quinta vinhateira.
O projeto nasce no interior da Quinta de S. Luiz – uma das mais emblemáticas quintas do vale do Douro, situada em Tabuaço, entre a Régua e o Pinhão – e resulta da recuperação de uma antiga casa de família, com mais de 200 anos.
A partir de uma localização privilegiada, a The Vine House oferece onze quartos, todos com vista sobre o rio Douro. Cada um deles pede o nome emprestado a um dos vários talhões de vinha que compõem a Quinta de S. Luiz: Amadiz; Cardanho; Encosta; Tegão; Rumilã; Galeira; Lobata; Canária; Tilieira; Mesquita e D. Pedro – alguns deles pertencentes a antigas quintas nas imediações que, com o passar dos anos, foram sendo compradas, completando os 125 hectares que hoje fazem parte da propriedade. Seis desses quartos contam ainda com uma varanda exclusiva, tendo aos seus pés a Vinha Rumilã, a mais antiga vinha de S. Luiz, com origem numa parcela centenária.
Inspirada pelo cenário ao seu redor, a nova casa propõe um ambiente orgânico e acolhedor, sofisticado nos detalhes. Procurando manter a traça original, o edifício reflete, em todos os seus espaços, a paisagem singular da região e toda a paixão da Quinta de S. Luiz pela produção de vinho.
Aqui, os hóspedes poderão relaxar numa envolvência confortável e despretensiosa e deixar-se surpreender pelas muitas memórias e imagens que contam a história desta Quinta e da marca Kopke, a mais antiga Casa de vinho do Porto. Rodeados de referências que sustentam a tradição e a sabedoria de várias gerações, terão, assim, a oportunidade de mergulhar na atmosfera de uma quinta única, que dedica o seu dia-a-dia à criação de produtos tão distintos como os vinhos do Porto Kopke e os vinhos DOC Douro São Luiz.
Durante a estadia, os hóspedes terão à sua disposição um conjunto de experiências diversas em torno do vinho. Desde um extenso leque de provas que dão a conhecer, em detalhe, os vinhos feitos na Quinta, a circuitos de visita que permitem acompanhar todo o seu processo de produção, da vinha ao vinho. Estes percursos permitem também ver alguns dos principais pontos de interesse de S. Luiz, como a capela de Santa Quitéria, onde antigamente os trabalhadores da vinhas se reuniam para ir à missa, a Casa do Alambique ou as típicas “Ginas”.
A The Vine House convida ainda a tirar partido da beleza do cenário natural envolvente e a desfrutar de momentos exclusivos de descontração no terraço da casa, onde é possível degustar um copo de vinho ou fazer um piquenique, na companhia de alguns dos sabores tradicionais da região. Tudo isto, em comunhão com a natureza, tendo como pano de fundo uma vista inigualável sobre o rio e uma paisagem deslumbrante, reconhecida pela Unesco como Património Mundial da Humanidade.
A estadia nesta casa de campo pode incluir adicionalmente, para além da dormida, um cesto de piquenique de pequeno-almoço entregue, diariamente, à porta do quarto; a realização de almoços ligeiros, com sugestões que incluem sopas, tostas, sanduíches e saladas variadas; e ainda a possibilidade de aceder a um menu de jantar composto por entrada, três pratos à escolha (peixe, carne e vegetariano) e sobremesa. Todos estes serviços estão disponíveis mediante reserva.
Dentro dos inconfundíveis muros de S. Luiz, que a tradição da Quinta manda pintar de branco, a
The Vine House abre, assim, as portas a um universo único e a um Douro sublinhado pela herança de um passado autêntico.