O bar do Maison Albar – Le Monumental Palace tem nova vida. É no coração do Porto que o Head of Mixology Tiago Oliveira prepara o futuro inspirando-se no passado, mais precisamente na década de 1920. Sofisticado e irreverente, descontraído e inovador, o Bar Américain é a nova aposta da cadeia francesa em Portugal.
O Bar Américain entra numa nova era, revelando um conceito renovado que combina sofisticação, história e um tributo à arte da coquetelaria. Inserido na elegância do Maison Albar – Le Monumental Palace, este projeto ambicioso reflete a aposta do hotel neste setor, e em proporcionar experiências exclusivas e memoráveis. Sob a liderança de Tiago Oliveira, profissional com um percurso distinto no universo da mixologia, o bar renasce inspirado pela história do próprio edifício.
Durante as obras de remodelação do edifício onde em 2018 nasceu o primeiro hotel da cadeia francesa na península ibérica, o Maison Albar – Le Monumental Palace, foi descoberta uma sala escondida atrás de uma parede, revelando um bar clandestino, vestígio de uma era de elegância e mistério. Esta inesperada revelação tornou-se a inspiração para o novo conceito do Bar Américain. O resultado é uma carta que presta homenagem à década de 1920, uma época marcada pela efervescência dos speakeasies, pelo glamour Art Déco e pelo ritmo vibrante do jazz e do swing. No renovado bar na Avenida dos Aliados, cada cocktail é uma viagem a um tempo de ousadia e liberdade.
“A imponência do nosso edifício, e a decoração do hotel já nos indicavam o caminho a seguir, mas o facto de ali mesmo já ter existido um speakeasy tinha de ser o mote para dar esta nova vida ao Bar Américain, onde queremos que as pessoas venham passar bons momentos, beber um cocktail, comer alguma coisa, mas também sentir o espaço, enriquecido pela música ao vivo que nos envolve num ambiente sofisticado, mas ao mesmo tempo descontraído, que convida o público em geral a fazer esta pequena viagem no tempo, e a desfrutar de um trabalho rigoroso e criativo disponível nesta nova carta, que quer fazer do Bar Américain uma referência no mundo dos cocktails”, afirma Tiago Oliveira, Head of Mixology do Bar Américain.
A seleção de destilados e licores do Bar Américain é um convite à exploração sensorial. Com cerca de 200 referências escolhidas meticulosamente, o bar proporciona uma experiência única, onde clássicos intemporais e rótulos exclusivos se encontram para criar momentos inesquecíveis, num cenário elegante e confortável, despretensioso e envolvente, com decoração alusiva à época.O cartão de visita do Bar Américain são, sem dúvida, os seus cocktails, concebidos para transportar os clientes para esta época de sofisticação e irreverência. A carta está dividida em várias partes que refletem diferentes facetas da coquetelaria, desde clássicos reinventados até criações originais que contam histórias únicas.