Depois de ter lançado o seu primeiro rosé, no ano passado, Alfrocheiro marca também a apresentação da Série Varietais – constituída por vinhos monocastas que surgirão nos próximos anos.
A Symington Family Estates acaba de lançar o primeiro vinho monovarietal da Quinta da Fonte Souto, nomeadamente um tinto da casta Alfrocheiro. O vinho marca também a apresentação da Série Varietais da propriedade, que a família Symington produzirá em paralelo com a restante gama da propriedade. Este primeiro lançamento surge do excelente desempenho que a casta Alfrocheiro apresentou, no ano de 2019, possibilitando a produção de um vinho com identidade muito própria e com bom potencial de envelhecimento.
Produzido com uvas vindimadas de duas das parcelas de maior altitude, acima de 500 metros, o Quinta da Fonte Souto Alfrocheiro incorpora todas as virtudes do terroir único da propriedade, apresentado frescura e equilíbrio e a complexidade e estrutura das vinhas maduras de baixa produção. De cor profunda, com laivos de carmesim na borda, o vinho apresenta, ainda, aromas frescos e minerais que denotam a altitude e os solos de xisto e granito da Fonte Souto.
A produção do vinho foi de cinco mil garrafas, destinadas às garrafeiras e lojas especializadas, sendo também o canal da restauração um objetivo da Symington. O vinho poderá, ainda, ser encontrado nas lojas dos Centros de Visita da família (Caves Graham’s, Cockburn’s e Quinta do Bomfim), incluindo a Quinta da Fonte Souto, local onde, muito em breve, poderá também ser provado. O PVP do Alfrocheiro Quinta da Fonte Souto é de 20 euros.
Alfrocheiro: o primeiro da Série Varietais
Fruto de um ano que permitiu a maturação plena e equilibrada da casta Alfrocheiro, este é o primeiro vinho da Série Varietais da Quinta da Fonte Souto, cujo conceito se baseia no lançamento pontual de vinhos de determinadas castas existentes na propriedade – de acordo com o desemprenho das mesmas em cada colheita. Não serão necessariamente vinhos produzidos de forma sistemática, todos os anos. O Alfrocheiro apresenta o conceito visual que a Symington irá adotar para esta série de monocastas. Alinhada com as características da marca Quinta da Fonte Souto, a identidade gráfica agora apresentada reflete uma personalidade própria, com uma escolha cromática no desenho do rótulo que exprime o perfil aromático do vinho. Será este o mote que irá definir os futuros lançamentos da coleção. O rótulo apresenta, ainda, um separador diagonal entre as duas cores de fundo, com o intuito de representar a inclinação da encosta da Serra de São Mamede, evocando assim uma das mais importantes premissas do terroir da Quinta da Fonte Souto: a cota elevada em que a propriedade está situada.