B&G apresenta uma nova experiência de degustação fine dining, onde o minimalismo se alia à excelência dos produtos locais, proporcionando uma experiência gastronómica única. O Chef residente Diogo Pereira e o Sommelier Vitaliy Lesyuk são os responsáveis pela nova carta de degustação, denominada ‘Maré’, e disponível em 6 ou 7 momentos. Há Cavala marina com garum, Carabineiro de Vila Real de Santo António, Vieiras frescas com arjamolho de Silves, Ostras criadas de forma artesanal na Ria de Alvor, Caldeirada de Garoupa, Peixe Roncador e Percebes das escarpas de Sagres, Cachaço de porco preto alentejano, ou a Vazia arouquesa maturada. Tudo num espaço com terraço e uma deslumbrante vista para o mar.
Com o objetivo de oferecer uma experiência culinária memorável, o restaurante B&G do exclusivo Vilalara Thalassa Resort – resort cinco estrelas situado em Porsches, no Algarve – acaba de apresentar um novo conceito e uma cuidadosamente elaborada carta de degustação. Sob a orientação do talentoso Chef residente Diogo Pereira e do Sommelier Vitaliy Lesyuk, o novo menu de fine dining apresenta uma requintada seleção de pratos que celebram a autenticidade e os melhores sabores da cozinha regional algarvia.
A nova carta, intitulada ‘Maré’, disponibiliza 6 ou 7 momentos que destacam o rico património gastronómico da região, acompanhados por um pairing de vinhos das melhores castas. A frescura e minimalismo são os elementos centrais da nova carta. Para o Chef Diogo Pereira: “Seguimos uma abordagem minimalista na nossa cozinha, onde procuramos valorizar a pureza dos ingredientes e minimizar qualquer desperdício. O nosso objetivo é permitir que um produto de qualidade excecional se destaque por si só e que seja apreciado em toda a sua autenticidade. Queremos proporcionar uma experiência onde seja possível saborear em pleno a frescura e a riqueza dos sabores algarvios.”
“Estabelecemos e valorizamos uma ligação estreita com os produtores locais e focamo-nos na simplicidade, tendo em conta também a redução da nossa pegada ambiental. Ao escolhermos produtos provenientes da região, conseguimos encurtar ao máximo o tempo entre a sua colheita ou pesca e a sua utilização na cozinha, contribuindo assim de forma máxima para a sustentabilidade e preservação dos recursos naturais locais”, conclui Diogo Pereira.
Nova carta de degustão
Esta experiência gastronómica inicia-se com Pão de massa mãe, feito com farinha de trigo nacional por um padeiro local. É servido com manteiga caseira de fermentação natural, aromatizada com algas da costa algarvia, como ‘alface do mar’ e ‘cabelo de velha’.
No trio de pequenos petiscos algarvios, nota para a Cavala marinada com garum – um tempero de origens romanas, resultado da fermentação de peixes azuis com sal ao longo de vários meses. O garum utilizado no restaurante B&G é proveniente das cubas romanas de Tróia, recentemente recuperadas para produzir novamente esse tempero ancestral. Além disso, destaque para o Caranguejo cozinhado ao natural, delicadamente temperado com laranja de Silves, e para a Moreia seca ao sol, frita em azeite virgem extra e temperada com melaço da Madeira e malaguetas secas.
Nas entradas, destacam-se os melhores sabores do peixe e marisco da costa algarvia. Entre as opções, pode-se escolher o Carabineiro em crudo e sua cabeça grelhada, originário de Vila Real de Santo António; as Vieiras frescas com arjamolho de Silves, um molho produzido a partir de tomates, pepino e pimentos levemente macerado com azeite e vinagre; o Tártaro de atum, ervas frescas e ovas de truta; o Bonito braseado da costa algarvia; ou as Ostras da ria de Alvor preparadas num leve escabeche – ostras criadas de forma artesanal no viveiro do Sr. Rui.
Os pratos de peixe prestam homenagem àqueles que dedicam suas vidas ao mar e à pesca. É possível escolher um de entre três pratos que capturam a essência do melhor pescado da região: Peixe Roncador com Percebes das agrestes escarpas de Sagres; a Caldeirada de Garoupa, um verdadeiro tesouro da culinária local; ou o Atum ‘unilateral’, cozinhado apenas de um lado com toucinho salgado e servido com um generoso vinho da Madeira meio seco.
Para o prato de carne, proveniente das melhores pastagens de Portugal, há três opções disponíveis: Cachaço de porco preto das planícies alentejanas; Vazia arouquesa maturada, acompanhada com milhos aferventados, cozidos lentamente com cinza de lenha de figueira, técnica que remonta aos Aztecas; ou o Pato maturado durante cinco dias para obter peitos com uma pele crocante e carne tenra, servido com um molho de ginja de Óbidos.
Para terminar, o restaurante B&G apresenta quatro sobremesas irresistíveis com inspiração nos melhores e mais autênticos sabores da região. Uma sobremesa refrescante de Tangerinas do Algarve com várias texturas e aromatizada com poejos; o Chocolate e Alfarroba, o ‘ouro negro’ do Algarve; ou o Pastel de Nata reinventado pelo Sr. António, mestre pasteleiro há mais de três décadas, um exemplo da história e glamour do Vilalara. Destaque incontornável também para o Soufflé de licor meloso, um ícone do Vilalara, no seu menu desde 1972: um soufflé preparado com licor de meloso, feito a partir de aguardente de medronho e mel da serra de Monchique.
A nova experiência gastronómica do B&G, no Vilalara Thalassa Resort, está disponível a partir de 98 euros para a opção de 6 momentos, que inclui pão, snacks, entrada, prato principal, sobremesa e petit-fours. Também é possível optar pela experiência de 7 momentos, a partir de 118 euros, que inclui pão, snacks, entrada, prato de peixe, prato de carne, sobremesa e petit-fours.
O restaurante B&G está aberto de terça-feira a sábado, das 19h00 às 22h00, tanto para hóspedes como para o público em geral. Oferece uma experiência gastronómica de alta qualidade, com uma vista privilegiada para o mar, uma característica distintiva do luxuoso Villalara Thalassa Resort.