A Velhotes, marca de Vinho do Porto com mais de 90 anos, acaba de lançar uma nova campanha de comunicação que promete reforçar a sua relação com os consumidores, mantendo o tom bem-humorado que a caracteriza. Sob o mote “Modernices à Velhotes”, esta campanha multimeios, decorre durante todo o mês de agosto, e sugere uma nova forma de viver – e reinventar – a tradição.
Num equilíbrio entre tradição e modernidade, o conceito criativo propõe um paradoxo divertido e cheio de personalidade: destacar as “modernices” de hoje com o olhar experiente (e irónico) de Velhotes. Frases como “Trocar o pôr do sol por um porto sol” ou “Transformar o Porto Tónico numa TRENDição”assumem-se como expressões de uma nova forma de consumir e viver o Vinho do Porto, mantendo a assinatura da marca: “Uma tradição que se reinventa”.
Sob este mote, o key visual apresenta uma evolução gráfica em relação ao ano anterior. Mantém-se o estilo ilustrado, já distintivo da marca, mas introduzem-se agora elementos reais que tornam a comunicação mais contemporânea, próxima do consumidor e com grande poder de captação visual, tanto em outdoor como no digital e no ponto de venda.
Esta campanha destaca, ainda, duas formas de consumir Vinho do Porto: o clássico Porto Tónico e o vibrante Orange Tawny, que surgem representados nos suportes visuais como protagonistas de novos hábitos de consumo, adaptados a momentos mais descontraídos e socialmente relevantes.
Este ano, a marca Velhotes alcançou um reconhecimento relevante, sendo eleita a Marca de Confiança 2025 na categoria de Vinho do Porto, segundo a seleção anual da Reader’s Digest. Esta distinção vem reforçar o seu posicionamento junto dos consumidores portugueses e está agora destacada nos key visuals, através da aplicação do selo oficial, sublinhando a sua credibilidade e liderança no mercado.
A nova campanha “Modernices à Velhotes” vai marcar presença em redes de mupis com forte presença nacional, mas também no digital, e ainda em ponto de venda, na grande distribuição. Uma ativação que se desdobra em 750 faces, distribuídas por mupis exteriores e digitais.
O pensamento estratégico da campanha, o conceito e a direção de arte ficaram a cargo da agência AKT Creative, enquanto o plano de meios foi desenvolvido pela Initiative Media.