A Quinta da Torre, projeto pessoal de Anselmo Mendes, acaba de inaugurar um programa de Enoturismo que promete dar uma nova dimensão à descoberta dos Vinhos Verdes. Localizada em Monção e Melgaço, território de excelência para a casta Alvarinho, a propriedade abre-se ao público com um conjunto de experiências desenhadas para partilhar o terroir, o saber e a paixão que movem um dos nomes maiores do vinho português.
“A Quinta da Torre representa o presente e o futuro dos nossos vinhos. É aqui que tudo se cruza: a maior vinha contínua de Alvarinho em Portugal, a casa senhorial do século XIV, uma biodiversidade riquíssima e o lugar onde estudamos, produzimos e agora também recebemos quem nos quer conhecer. Abrir este espaço ao enoturismo é dar a oportunidade de viver connosco esta história – de forma imersiva, sensorial e verdadeira”, explica Anselmo Mendes, Enólogo e Fundador da marca. “
Mais do que visitas técnicas, cada experiência é um momento de imersão no universo de Anselmo Mendes: da vinha ao copo, da tradição à inovação, do lugar ao vinho. O programa propõe quatro experiências cuidadosamente desenhadas – Muros Antigos, À Descoberta do Loureiro, Castas e Senhor Alvarinho – e oferece visitas guiadas à quinta, adega e caves, bem como provas comentadas de vinhos ícones como Parcela Única, Contacto ou Curtimenta. Algumas experiências integram, ainda, harmonizações gastronómicas com produtos regionais, tornando a visita ainda mais completa e sensorial. Todas as provas decorrem com vista para a paisagem que molda os vinhos, em ambientes que convidam à partilha e à contemplação.
Com esta nova aposta, Anselmo Mendes junta-se ao movimento crescente de valorização do enoturismo na região dos Vinhos Verdes, reforçando o papel de Monção e Melgaço como destino vínico de excelência.
As visitas estão disponíveis em português e inglês, mediante marcação prévia e estão disponíveis em português e inglês, com reserva diretamente através do site oficial – https://www.anselmomendes.pt/pt/enoturismo
Reconhecido pela excelência dos vinhos que produz e pela forma surpreendente e consistente como inova, Anselmo Mendes combina o recurso a técnicas ancestrais – como a curtimenta – com métodos de vinificação ousados – como a fermentação de Alvarinho em cascos de carvalho. Os vinhos de Anselmo Mendes são o resultado de uma longa e fiel ligação à terra, de um espírito experimentalista e estudioso e de uma filosofia de respeito pelo ecossistema, materializada nas formas de produção integrada.